André Luiz Rodrigues Gonçalves

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado em Agricultura Sustentável – Wye College – University of London (1999) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade de Cornell, Estados Unidos (2007). Foi bolsista do Banco Mundial (Joint Japan / World Bank Graduate Scholarship Program) e da Comissão Fulbright ? Organização dos Estados Americanos (OAS) Iniciativa em Ecologia. Foi bolsista também das Nações Unidas na United Nations University, Tóquio, Japão, onde participou dos cursos de ?Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável? e ?Cooperação Internacional e Desenvolvimento? entre 19 de Maio e 27 de Junho de 2003. Participou também do curso Holistic Foundations for Assessment and Regulation of Genetic Engineering and Genetically Modified Organisms no Genøk ? Centre for Biosafety ? Universidade de Tromsø, Noruega, entre Julho 28 e Agosto de 2008. Atualmente é professor de agroecologia no Instituto Federal Catarinense – IFC, campus Santa Rosa do Sul, e cordenador técnico da ONG Centro Ecológico, Rio Grande do Sul. Tem larga experiência na área de agricultura familiar e agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas agroflorestais, agricultura ecológica, produção orgânica de banana, organização de agricultores, comercialização de produtos orgânicos. Desenvolveu trabalhos de consultoria para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ? PNUD através de estudos prospectivos para linha de base em projetos voltados para o mercado de Carbono nos Biomas Amazônia (Projeto BRA 00 G31, noroeste do Mato Grosso) e Mata Atlântica (projeto PDA, Ministério do Meio Ambiente – MMA). Coordenou um projeto para o desenvolvimento da cadeia produtiva do ?açaí de juçara? no âmbito do programa Development Marketplace 08, do Banco Mundial. Foi um dos autores globais da ?Avaliação Internacional da Ciência Agrícola e Tecnologia para o Desenvolvimento? (The International Assessment of Agricultural Science and Technology for Development ? IAASTD). Trabalhou no Banco Interamericano (BID) como assessor para projetos de cooperação técnica no âmbito do GEF – Global Environmental Facility. Foi também tutor do grupo PET – Agroecologia, Instituto Federal Catarinense – IFC.

Titulação: Doutorado

Disciplinas: Sociologia e Extensão Rural (9ª fase), Inglês Técnico (optativa).

E-mail: andre.goncalves@ifc.edu.br